sábado, abril 30, 2011

4.1.3 - Izmir ou Esmirna





Á sudoeste da Turquia, encontramos a terceira maior cidade dali, a “pérola do Egeu” Izmir ou Esmirna.

Esta cidade, a mais ocidental de todas na Turquia, no sentido de valores, tradições e estilo de vida, recebe o título de berço do poeta Homero, escritor de uma das mais impressionantes histórias da cultura grega, a Ilíade de Homero. Diz-se que Esmirna compartilhou palco com Tróia para o desenrolar desta história tão importante da cultura da Anatólia. Seu nome provavelmente deriva-se da enorme quantidade de árvores de mirra que crescem ali.

O reitor do colégio Anglo Americano diz sobre Esmirna, que é uma das mais antigas cidades da bacia do Mar Mediterrâneo tendo cerca de cinco mil anos de existência. Segundo o historiador grego Heródoto de Halicarnasso, a cidade pertenceu primeiro aos eólios, e tomada depois pelos jônicos, que a tornaram um dos maiores centros culturais e comerciais do mundo até a conquista da cidade pelos lídios por volta de 600 a.C., onde permanecia como aldeia.

Logo depois, Esmirna caiu sob o domínio Persa. Antes do século IV a.C., uma nova cidade foi construída nas encostas do Monte Pagos (Kadifekale), durante o reino de Alexandre o Grande.

Esse período romano de Esmirna, que começa antes do século I a.C., foi a sua segunda grande era. O domínio bizantino chegou ao século IV e durou até a conquista seljúcida no século XI. Em 1415, sob o poder do sultão Mehmed Çelebi, Esmirna tornou-se parte do Império Otomano. A cidade ficou conhecida como um dos portos mais importantes do mundo entre os séculos XVII e XIX, enquanto os comerciantes de várias origens (especialmente franceses, italianos, neerlandeses, armênios, judeus e gregos) transformaram a cidade em um portal cosmopolita do comércio.
Esmirna conhecida como a cidade mais bela da Ásia Menor. Suas ruas pavimentadas com belo design cortavam o centro de negócios. Grandes séries de colunas criavam o senso de grandeza e graciosidade. O Ágora ou mercado público, que estava localizado próximo ao porto, era o centro do comércio e vida social. Produtos eram trazidos para dentro de Esmirna pelo mar e do interior para serem vendidos ali. O Ágora era usado para procissões em honra dos deuses durante um festival muito comum entre os gregos daquela região, o festival para o deus Dionísio.
Esmirna é uma das sete cidades da Ásia para onde Deus, teria enviado por meio do apóstolo João, as mensagens apocalípticas do livro bíblico de Revelação

Nenhum comentário: